"E o jovem Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o Senhor, como também para com os homens." I Samuel 2,26



O projeto JIP tem por objetivo levar o crescimento espiritual de todos os jovens, sendo eles anunciadores da Boa Nova, formando uma aliança de amizade com Deus, sendo agradáveis ao Senhor e aos homens.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Salmos 40



Ao mestre de canto. Salmo de Davi. Esperei no Senhor com toda a confiança. Ele se inclinou para mim, ouviu meus brados.

Tirou-me de uma fossa mortal, de um charco de lodo; assentou-me os pés numa rocha, firmou os meus passos;

pôs-me nos lábios um novo cântico, um hino à glória de nosso Deus. Muitos verão essas coisas e prestarão homenagem a Deus, e confiarão no Senhor.

Feliz o homem que pôs sua esperança no Senhor, e não segue os idólatras nem os apóstatas.

Senhor, meu Deus, são maravilhosas as vossas inumeráveis obras e ninguém vos assemelha nos desígnios para conosco. Eu quisera anunciá-los e divulgá-los, mas são mais do que se pode contar.

Não vos comprazeis em nenhum sacrifício, em nenhuma oferenda, mas me abristes os ouvidos: não desejais holocausto nem vítima de expiação.

Então eu disse: Eis que eu venho. No rolo do livro está escrito de mim:

fazer vossa vontade, meu Deus, é o que me agrada, porque vossa lei está no íntimo de meu coração.

Anunciei a justiça na grande assembléia, não cerrei os meus lábios, Senhor, bem o sabeis.

Não escondi vossa justiça no coração, mas proclamei alto vossa fidelidade e vossa salvação. Não ocultei a vossa bondade nem a vossa fidelidade à grande assembléia.

E vós, Senhor, não me recuseis vossas misericórdias; protejam-me sempre vossa graça e vossa fidelidade,

porque males sem conta me cercaram. Minhas faltas me pesaram, a ponto de não agüentar vê-las; mais numerosas que os cabelos de minha cabeça. Sinto-me desfalecer.

Comprazei-vos, Senhor, em me livrar. Depressa, Senhor, vinde em meu auxílio.

Sejam confundidos e humilhados os que procuram arrebatar-me a vida. Recuem e corem de vergonha os que se comprazem com meus males.

Fiquem atônitos, cheios de confusão, os que me dizem: Bem feito! Bem feito!

Ao contrário, exultem e se alegrem em vós todos os que vos procuram; digam sem cessar aqueles que desejam vosso auxílio: Glória ao Senhor.

Quanto a mim, sou pobre e desvalido, mas o Senhor vela por mim. Sois meu protetor e libertador: ó meu Deus, não tardeis.

Deus te abençoe;

Att: Teilor Topanotti

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Deus está mesmo comigo?



Não tenha medo de verificar quantas e quais são as cruzes que estão presentes no caminho de sua vida! Não dá para inventar um outro jeito de ser cristão que não seja uma contínua busca por assemelhar-se a Jesus, que se revelou, acima de tudo, na cruz. Portanto, é hora de amadurecer!

São as cruzes que revelam a presença de Deus comigo e com você!

Coragem! Estamos juntos!
Deus te abençoe;
Att: Teilor Topanotti.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Lucas 1, 46-55



E Maria disse: "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre".


Seja feliz, Deus te abençoe;

Att: Teilor Topanotti

sábado, 23 de outubro de 2010

Tenho alguma solução ainda?

Lembre-se que não existe remédio melhor do que o tempo para questões da vida, os quais, costumeiramente, consomem nossa energia além da conta. Às vezes, tentar, tentar e tentar, ou ganhar no grito e coisas do gênero não nos levam a lugar nenhum. Experimente, então, deixar que o tempo, regado com as suas orações, coloque as coisas no lugar. Além do socorro necessário, você vai ganhar mais paciência, misericórdia e paz.

Deus te abençoe;

Att: Teilor Topanotti

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Eclesiastés 3



1 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

Deus te abençoe;
Att: Teilor Topanotti.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Por que me enrosco tanto?


Em diversas circunstâncias bem difíceis de minha história pessoal, eu pude aprender que o silêncio é como uma vassoura capaz de varrer mentiras, contratempos, insinuações e uma série de ’sujeiras’ dessa espécie, que costumam ‘empoeirar’, desarrumar nossas vidas e dificultar demais nosso caminho.

Se a situação que você está vivendo estiver muito difícil, experimente não falar mais sobre ela. Simplesmente cale-se sobre este assunto e combine com alguém que você fará assim!

É que muita gente ainda não entendeu que silenciar também é dom de Deus. Quem sabe controlar a boca, controla tudo o mais. Para desenrolar, fale menos!

Deus te abençoe;

Att: Teilor Topanotti.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Esperar é confiar em Deus


Deus é fiel: Essa é uma frase que vêm sendo proclamada e acreditada por muitas pessoas ao longo de muitas gerações.

De fato, Deus é fiel, e Sua fidelidade é realidade concreta na história daqueles que se entregam a Ele. Entretanto, essa fidelidade Divina pressupõe como combustível a confiança do homem, que por um ato consciente de entrega ao Plano Divino, ancora sua vida nas promessas de Deus.

Confiar não é tarefa fácil. E principalmente quando nos deparamos com dificuldades e dores, a confiança se estabelece como um exigente desafio. Porém, esse é um desafio que precisa ser enfrentado e absorvido, pois ele é precisamente necessário para que o coração se dilate – à proporção exigida pela fé – e alcance em seu caminho a concretização das promessas do Eterno.

Deus não exige que sejamos totalmente perfeitos, Ele entende nossa condição de fragilidade e acolhe nossa luta para nos tornarmos melhores. Contudo, Ele espera a nossa confiança, e deseja que esperemos – muitas vezes – contra toda a esperança a realização de Sua fidelidade em nossa história, mesmo em meio aos escombros de nossos sofrimentos e fracassos.

O Senhor nunca esquece àqueles que lhe pertencem, Ele é “especialista em fidelidade” e sempre cuida dos que se confiam à Ele, cumprindo o que prometeu. Todavia, a Sua maneira de cuidar é sempre “original” e não necessita de nossa aprovação, pois Seu olhar vê além…

As promessas Divinas serão cumpridas, isso é uma constante verdade. Mas, isso nem sempre acontece da forma como idealizamos e queremos, por isso, é preciso confiança e abandono para podermos contemplar, com convicção e propriedade, a fidelidade do Eterno se realizando no solo de nossos dias.

É preciso ancorar a vida na fidelidade Divina, pois ela nunca falha.

Abracemos o desafio da confiança e entreguemos nossos passos Àquele que é perenemente fiel, assim nossos pedaços serão agregados à Sua imensidão, e o “Seu melhor para nós” se dará naturalmente em nossas estradas de vida.




Deus te abençoe;

Att: Teilor Topanotti.

domingo, 17 de outubro de 2010

Liturgia do Dia


29º Domingo do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo:
2”Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’
4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!’”
6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?
8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

Evangelho (Lucas18,1-8).

Deus te abençoe;

Att: Teilor Topanotti.

sábado, 16 de outubro de 2010

Qual a melhor penitência que eu posso fazer?


Quem responde é o Santo Pe. Pio di Pietrelcina:
"Faça a penitência de ser constante na prática do bem."
Confesso que - com esta afirmação - mudei meu modo de ver a vida, as pessoas, e a vida espiritual!

Deus te abençoe;

ATT: Teilor Topanotti.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dia dedicado a Mãe Aparecida


A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D.Pedro de Almeida e Portugal , Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto - MG.
Convocado pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram a procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu.
João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.

Durante 15 anos seguidos, a imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante a imagem.
A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. A família construiu um oratório, que logo tornou-se pequeno. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava, e, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).

No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.
A 8 de setembro de 1904, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros. No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor.

Vinte anos depois, a 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. E, em 1929, nossa Senhora foi proclamada RAINHA DO BRASIL E SUA PADROEIRA OFICIAL, por determinação do Papa Pio XI.

Deus te abençoe;
Att: Teilor Topanotti

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O sonho de Deus a nosso respeito


(Trecho do livro "O Espírito sopra onde quer" de monsenhor Jonas).


Eliseu partiu simplesmente para servir seu mestre, Elias. Não imaginou nada mais. O Senhor tinha sonhos a respeito dele. A maior alegria de Deus Pai é ver acontecer na vida dos Seus filhos aquilo que Ele sonhou para cada um deles, aquilo que Ele sonhou para você.

Quando nos entregamos às mãos de Deus não imaginamos a altura do sonho d'Ele a nosso respeito. Santa Teresinha do Menino Jesus imaginava o que viria a ser? O que se tornaria para a juventude? A quantidade de igrejas, dioceses e cidades consagradas a ela é impressionante! Teresinha, que foi para o Carmelo com 15 anos e que lá permaneceu por apenas nove anos, poderia imaginar a amplitude do sonho de Deus para ela? Que santidade de vida! Você não é menos amado que Teresinha!

Eu não imaginava a amplitude do sonho do Senhor para mim. Da mesma forma, você também não imagina a dimensão do sonho do Senhor em relação a você.

Deus Te abençoe;

Att: Teilor Topanotti

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Quando acontecerá o milagre que eu tanto espero?



Aprendi, ao meditar com o texto das Bodas de Caná, que um milagre acontece quando fazemos tudo o que Jesus nos ordena fazer. Aprendi também que o milagre se dá quando me ponho a caminho; exatamente quando os serventes carregavam as pesadas talhas de pedra, repletas de água, sem que soubessem, no entanto, o que estava por acontecer. Apenas obedeciam, talvez com indignação e desconfiança!

Portanto, para que um milagre aconteça duas coisas são fundamentais: precisamos nos colocar a caminho e obedecer a Jesus!

Deus te abençoe;

Att: Teilor Topanotti

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Como sei se sou livre de verdade?




Livre é quem ama e se dá aos outros!

Nem tenho vontade de escrever algo mais, entretanto, apenas aceno, mais uma vez, para a absurda e - aparentemente - indestrutível onda de egoísmo que parece nos esmagar de uma vez por todas!

Graças a Deus, como ensina Dom Bosco, a vida nos foi dada para os outros e, quem ainda não aprendeu a vivê-la assim, já sofre de extrema ausência de sentido!

Porém, para quem deseja, ainda dá tempo de mudar e dar sentido à vida, tão linda que é, quando resolvemos amar!

Somente é livre que é disposto a perder a vida, o lugar, o cargo, o tempo... Ficaremos mais parecidos com Nosso Senhor!

Deus te abençoe

Att: Teilor Topanotti

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Você é o maior patrimônio de Deus



Muito mais que seu patrimônio e posição, consagre-se ao Senhor. Você é seu maior patrimônio, seu maior bem.

Se até hoje você mediu seus valores por aquilo que o mundo oferece, o Senhor não o condena porque esse sempre foi seu padrão de vida: cursos realizados, profissão, cargos, posição, emprego. O que Ele quer é que, agora, sua vida seja colocada a serviço d'Ele.

Não pense que o Senhor o privará de sua realização. Diferentemente disso, será muito mais gratificante. Você terá a verdadeira alegria e a verdadeira felicidade! Para isso, é preciso que se entregue totalmente nas mãos do Senhor, pois Ele é o Senhor e você, o servo. Isso não significa que você tenha de ser padre, religioso ou religiosa. Em primeiro lugar, consagre-se ao Senhor. Depois, Ele mesmo lhe mostrará de que maneira servi-Lo.

Qual é o seu instrumento de trabalho? Qual é o seu ganha-pão? Foi o Senhor quem lhe deu. Não diga que a conquista é apenas sua, pois, se não fosse Deus em sua vida, você não teria estudado, não teria esse trabalho. Deus o amou e investiu em você. Não seja tolo em pensar que você é o resultado do seu próprio esforço. Tanto a posição a que você chegou como o cargo que hoje ocupa vieram do Senhor. Não seja injusto!

Deus te abençoe.

Att: Teilor Topanotti